sábado, 25 de julho de 2009

Altar de Pedras Brutas

“Se me levantares um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas, pois se sobre ele manejares a tua ferramenta, profaná-lo-ás.” Ex 20:25

O altar é o lugar onde o humano se encontra com o Divino. Nele o homem oferece honra ao seu Deus e Deus manifesta ao homem sua aceitação. É o lugar da reconciliação e da purificação, da restauração e da comunhão, da instrução e da correção, da celebração do amor e da intimidade.

Altar é português do latim altarium, altare, lugar alto, elevado, mas, mais elevado e alto é o sentido do hebraico mizbeah, local onde se eleva, aludindo à fumaça da oferta que subia para os céus de Deus.
O altar é o local onde o homem se entrega a Deus e Deus se entrega ao homem.

“Façam o Altar do Senhor, o seu Deus, com pedras brutas, e sobre ele ofereçam holocausto ao Senhor, o seu Deus.” Dt 27:6 (NVI)

Rusticidade, essa é a essência de um altar conforme ensina a bíblia. É a única característica do altar que IHVH apresenta ao ser humano. Mas porque será que as pedras têm de ser brutas? Não lavradas, não lapidadas, não boleadas, não polidas, não trabalhadas com ferramentas nem esculpidas, apenas brutas, no seu mais primordial estado e forma, naturais, ásperas, sujas, opacas, informes, imperfeitas.

Qual a razão de o ser mais Digno do universo pedir um altar tão simples, tão rústico, altar sem beleza e sem glória? E mais, deixa absolutamente claro que neste, e apenas neste tipo de lugar, comunga com seus filhos, com seu povo, com sua gente, apenas deste tipo de lugar aceita as suas ofertas. Curioso como o encontro mais especial que um ser humano pode experimentar acontece num local que não tem a aparência nem glamour que a ocasião mereceria. Por que?

A resposta é simples: a única glória que pode haver no altar é a glória da presença do próprio Deus, a glória do altar é possuir a Glória de Deus.

Deus é a única e suficiente beleza, a única e suficiente atração, é a única e suficiente riqueza de seu altar. Não são necessários subterfúgios, não são necessários adornos. Nada além de Deus é preciso para tornar o altar o melhor, o mais agradável, o mais desejável, entre todos os lugares que existem simplesmente pelo fato de Ele estar presente ali para comungar com seus filhos.
Quando estamos perante o altar de Deus, nada, absolutamente nada mais importa a não ser a presença do Senhor. Se está frio ou está quente, se é confortável ou desconfortável, se está de pé ou sentando, se o local está cheio ou vazio, nada importa. Tudo deixa de ser importante perante a Absoluta Importância, a Absoluta Dignidade.

No altar de Deus as pedras são brutas e a madeira da cruz não aparelhada, o rosto sem maquiagem, a alma sem véu.

E qualquer tentativa humana para aperfeiçoar o altar, qualquer melhoria, qualquer benfeitoria, seria trabalho profano, seria ferramenta sobre a pedra, macularia esta formosura, dividiria a glória.

Quando homens e mulheres precisam de outros elementos no altar além de que a própria presença do Deus do Altar, quando as igrejas dependem de outros subterfúgios para atrair as pessoas ao altar, quando precisam de outro ornamento que não o Senhor, é porque, na verdade e infelizmente, não têm mais a Glória do Senhor.

4 comentários:

  1. Muito bom seu artigo meu amigo. A única glória deve ser do nosso Deus. Os altares devem continuar rústicos, humanos, porém objetos da manifestação da glória divina. Que assim seja tua vida...
    Aprovado
    forte abraço
    Pr.Levi

    ResponderExcluir
  2. abençoado! faz lembrar a parábola do servo inutil. "Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever." Lucas17:10. Mais uma demonstração de que não há glória nossa pra se colocar diante do altar, apenas há lugar para a Glória de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Paz seja convosco meu irmão.

    Nossa muito forte este artigo excelente mesmo, estava estudando a PALAVRA em meu quarto quando passei pelo LIVRO DE ÊXODO Cap:20 Ver:24 em Diante e fui atraz de mais informações a Respeito do ALTAR ~que o SENHOR havia relatado em sua PALAVRA, e encontrei este material abençoado do irmão e tirei minha duvida e ainda achei muitas informações importante, pois sou um servo do SENHOR JESUS e começei a OBRAR para o SENHOR, e o SENHOR me tem concedido o dom da PALAVRA e como tenho que subir no ALTAR do SENHOR para deixar uma menssagem dele, agora subirei com muito mais TEMOR que já existia no meu coração.

    Continue nos orientando com essas INFORMAÇÕES AMÉM

    DEUS VOS ABENÇOE SEMPREE.........

    ResponderExcluir